terça-feira, fevereiro 16, 2021

Imersivo ou não imersivo? 

Eis a questão!


    O que é algo imersivo? E algo não imersivo?O que é necessário que aconteça para que se possa experênciar uma realidade imersiva ou uma realidade não imersiva?

    O assunto de hoje é algo bastante simples, e irei responder a estas perguntas que podem ou não ser as mesmas de quem estiver a ler isto.

    Então algo imersivo, é algo que ,obviamente, tem ligação à palavra "imerso", palavra esta que pode ser usada para se dizer, por exemplo, "aquela pedra está imersa/dentro na/de água",já no contexto tratado por "O Reino Virtual", este blog,  iremos tratar a imersividade com o objetivo de fazer o utilizador de um ambiente virtual ter a sensação de estar de facto no ambiente a interagir com os seus elementos.

    Já pelo contrário, algo não imersivo, é algo que, embora esteja a ser utilizado um meio virtual, o utilizador tem a sensação de não-inclusão, ou seja, não se sente de facto no tal ambiente.

(Imagem do museu de arte imersiva e digital em Tóquio)
                   

    Explorando isto de um perspetiva do meio virtual, a realidade imersiva é quando o utilizador, através de certos dispositivos (despositivos estes que serão falados no próximo post), se sentem através dos quatro sentidos humanos( quatro pois o paladar até agora foi deixado de fora nisto da imersividade), já a realidade não imersiva surge por exemplo na visualização de uma imagem tridimensional através de um monitor, imagem esta que pode ser controlada por ti por uma rato, não dando de todo a sensação de se estar a movimentar o objeto  na mão.


    Por agora é tudo, mas continuarei a falar deste assunto no próximo post, onde irei falar dos despositivos que nos dão acesso a esta realidade. Até já.😁



    Ps.: Foi adicionado um formulário para avaliação do blog. Este formulário encontra se no início da página, se puder responda ao questionário para nos ajudar a melhor a qualidade do blog.

Sem comentários:

Enviar um comentário